Para mães: como retomar o trabalho?

2015-05-26_1115Toda mãe pensa em parar um pouco de trabalhar quando o bebê nasce. Algumas conseguem e podem ficar com seu bebê por mais tempo em casa. Muitas vezes, por um ou dois anos…mas em algum momento querem retomar sua carreira ou tentar uma nova profissão. Muitas abrem pequenos negócios ou vão trabalhar com consultoria.

Neste ano de “Crise!!”, muitas mães não tem conseguido seu emprego de volta. Então surge a alternativa de tentar algo AUTÔNOMO. Para as mães que já têm este tipo de profissão é mais fácil…elas começam a trabalhar alguns dias na semana e vão aumentando o ritmo conforme conquistam clientes (ex. psicólogas, designers, personal etc). Mas para as outras mães, será preciso empreender ou começar do zero uma nova profissão.c22cd2d008135ca4708321dedf2db868

Como muitas das mães aqui no Mamaworking são autônomas – designers, publicitárias, advogadas, empresárias, psicólogas, fotógrafas…pedimos para elas darem dicas para as outras mães:

  1. Comece pequeno, porém comece – então se você tem a chance de atender um ou dois clientes, organize sua rotina com o bebê e atenda…aos poucos a clientela aumenta.
  2. Não se comprometa com muitos gastos para este começo – não coloque já seu filho na escolinha, que vai roubar uma fatia grande do seu orçamento, procure alternativas mais flexíveis, como a avó ou um espaço como o Mamaworking, que possam ficar com seu filho somente alguns dias da semana.
  3. Aproveite o tempo ainda livre para estudar e planejar este novo negócio ou profissão.
  4. Não enlouqueça de trabalho, lembrando que a ideia inicial era trabalhar menos para ficar com seu filho.
  5. Economize em detalhes – para ficar com seu filho mais tempo talvez seja necessário diminuir os gastos, para ele é mais importante ter você do que roupas novas, por exemplo.
  6. Busque clientes on line – enquanto seu filho dorme ou brinca num coworking materno, você pode explorar mais do universo on line.
  7. Comece a ter um ritmo profissional, atendendo clientes em salas de reunião ou no seu consultório.
  8. Não contrate uma babá – já que está recomeçando, cuide do bebê nos momentos em que não está trabalhando.
  9. Não se desespere porque tudo demora para engrenar de novo.
  10. Aproveite as novas habilidades que adquiriu como mãe: flexibilidade, paciência, bom-humor, resiliência e alteridade.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s