Mães que trabalham: empatia é a chave da conexão com seu filho!

2015-11-30_11332Desde o começo deste post queremos já deixar claro que somos as maiores defensoras das mães que trabalham, por sua independência e conquistas femininas. E que no intuito de ajudá-las a administrar este tempo raro com seus filhos é que trazemos a questão a seguir.

Segundo o pediatra José Martins Filho, autor do livro “Criança Terceirizada”, existem muitos prejuízos causados pela ausência dos pais na educação dos filhos.

Para o autor, a questão da “ausência” se relaciona ao distanciamento afetivo dos pais com seu filho – como se existisse uma falta de conexão com a criança. O que não quer dizer que seja somente por falta de tempo ou porque a mãe e pai trabalham fora.

Segundo o autor, um indício deste distanciamento seria de “pais que reclamam muito da criança e demonstram total impaciência. Alguns chegam a dizer que o bebê é um “chato”. Para o pediatra “O problema não é o filho. São os pais, que não estão sabendo corresponder ao seu papel.”

Estes relatos do pediatra são de certa forma chocantes para mães que precisam trabalhar o dia todo, pois parece que não existe solução. 

Mas percebemos que muitas mães que trabalham encontram tempo para ouvir as histórias do pequeno, para dar colo, para brincar e participam ativamente da vida deles. Esta conexão profunda entre mãe e filho acontece não tanto “pelo o quê se faz” mas sim através da EMPATIA. 

A empatia é a resposta afetiva à situação de outra pessoa (e não à própria situação). Ou seja, algumas mães buscam intensamente compreender seus filhos, entender seu choro, suas necessidades de apego, sua personalidade e a situação vivida por ele no seu dia a dia. E isso faz com que – mesmo com pouco tempo – exista uma conexão afetiva profunda que se construa entre mãe e filho.

O assunto não se encerra aqui. Nosso dia a dia é feito de muitos problemas e uma administração difícil do cotidiano, trabalho e estresse. Mas vale uma tentativa e reflexão para podermos ser mães melhores. Por eles e por nós!

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s