O berçário dentro do escritório: bom para mãe, bom para o bebê.

2015-11-12_1224

 

 

 

 

 

 

As mães sempre quiseram o melhor para seus filhos e a busca pelo berçário faz parte das escolhas importantes para o bem estar deles. Mas esta decisão chega a ser angustiante em muitos momentos. Onde colocar seu filho? O que é importante em cada opção? Qual a idade adequada?

Para as mães que são autônomas ou empreendedoras essa dificuldade também existe. Muitas delas deixaram suas carreiras em empresas justamente para passarem mais tempo com seu bebê. Mas a dificuldade em trabalhar em home office torna o berçário uma opção.

O sonho de toda mãe é ter um berçário dentro do próprio escritório: poder amamentar, cuidar nos intervalos, acompanhar o crescimento. Tendo também seus momentos de trabalho reservados enquanto pedagogas cuidam do bebê.

A partir deste sonho que fizemos o Mamaworking. Porque não unir maternidade e trabalho no mesmo ambiente? Conversando com mães, vimos que existia uma grande preocupação com o desenvolvimento dos bebês e crianças. As pesquisas nos mostraram que o mais importante neste desenvolvimento é o vínculo materno. A própria interação com a mãe favorece este crescimento saudável – veja o vídeo do Dr. José Martins Filho.

Mesmo assim, chamamos a Doutora em Educação (UFPR) Andrea Cordeiro para criar nosso Projeto de Desenvolvimento Infantil. Formamos uma Equipe de Pedagogas e montamos uma estrutura que atendesse às preocupações das mães, com espaços adequados de sono, amamentação e brinquedoteca. Tem sido um grande aprendizado ver como a pedagogia e os cuidados maternos somados tranquilizam mãe&filho.

Outra preocupação das mães se referia ao espaço de trabalho. Elas precisariam de silêncio para ter produtividade. Nos disseram que seu tempo precisava ser otimizado ali, justamente para poderem aproveitar mais o tempo com o filho. Por isso, o coworking fica no andar de cima e o berçário no andar de baixo. A lógica foi poder trabalhar “melhor” para fazer mais intervalos em família.

Como somos um espaço compartilhado de trabalho “pago por hora”, as mães podem vir alguns dias por semana somente e escolherem quantas horas por mês precisam desta estrutura. Vemos que mães e pais se organizam entre períodos que ficam em casa com seus filhos e outros em que usam o Mamaworking para trabalhar mais focados. O mais bacana tem sido perceber que cada mãe ou família tem seu ritmo e encontra equilíbrio entre trabalho e maternidade.

Nosso primeiro sonho foi o Mamaworking. Mas sonhamos que no futuro toda empresa tenha seu espaço de coworking materno, com mães trabalhando ao lado dos seus bebês, integrando trabalho e maternidade. Porque este equilíbrio é possível!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s