Como as mulheres conseguem se reinventar (tantas vezes)?

2015-10-14_1107

As mulheres trabalham e batalham por suas carreiras por mais de 15 anos até terem filhos. Por vezes, adiam a maternidade em função de projetos ou promoções das empresas. Mas, chega um momento em que o relógio biológico começa a assustar e os filhos (para quem quer tê-los) não podem mais ser adiados. E então surge o grande dilema. Quando o bebê nasce, aos quatro meses de vida dele, é preciso decidir entre voltar ao trabalho ou deixar tudo para trás.

A grande questão aqui é a grande falta de opções. A maioria dessas mulheres não quer abandonar o trabalho (hoje em torno de 50% das mulheres brasileiras abandonam suas carreiras pela maternidade – em todas as faixas de renda). Mas, as empresas brasileiras são ainda bastante inflexíveis. Ou trabalha-se 8/10 horas longe do bebê. Ou “RUA”. Acaba sendo bastante difícil de administrar.

O que sempre chama a atenção é “como as mulheres conseguem se reinventar”. Viva!! É a grande verdade. As mulheres criaram “o novo” no último século, quebrando barreiras em um mundo masculino. Primeiro foram trabalhar e participar do que acontece lá fora. Perceberam que a família saiu perdendo, que os filhos já não têm lugar no dia a dia da sociedade, então voltaram para casa, ao menos em parte. Porque criaram novas formas de trabalho, porque recomeçaram, porque não desistiram.

São as novas consultoras, profissionais liberais, freelancers, empreendedoras. Aliam trabalho, família, estudos, casa, tudo ao mesmo tempo agora. As mulheres sabem que dá para fazer tudo sim, dá para conciliar, dá para flexibilizar. Este é o paradigma feminino: fazer mais, fazer junto, criar o novo e não se deter por barreiras.

Apesar das dificuldades, o futuro promete novidades. As mulheres de novo estão recriando. E a sociedade acaba tendo que absorver uma nova visão: de mulher, de família e de trabalho. As empresas que virem as oportunidades reterão seus talentos e terão algo que vale ainda mais: fidelidade e motivação. Uma mulher que teve flexibilizada sua situação de trabalho durante o período de filhos pequenos tem outro tipo de relação com a empresa em que trabalha.

E as soluções são muitas: homeoffice, coworking materno, redução de jornada de trabalho, creches internas etc. Na verdade, um pouco de flexibilidade e sensibilidade já são suficientes.

Mas o futuro promete e elas não vão parar. Porque recriar o novo faz parte da essência  feminina, assim como a maternidade acontece na vida de uma mulher.

 

Advertisements

One thought on “Como as mulheres conseguem se reinventar (tantas vezes)?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s