Emprender com três filhos: surreal!

DSC_0025
Sou Valquiria Porto, a empreendedora do Mamaworking. E abrir esta empresa foi o maior desafio da minha vida, principalmente porque tenho três filhos (Marina 8, Francisco 6 e João 4). E meu ex-marido (que é excelente pai) viaja muito a trabalho. No mais, toda minha família mora longe, em outras cidades. Quando um filho meu adoece no meio da noite, vamos os quatro ao hospital. E em todas as situações da minha vida eles estão junto: no supermercado, na farmácia, no banco, no trabalho, fazendo almoço, limpando a casa, cortando o cabelo…tudo, tudo, tudo, com eles. Foi a melhor opção que eu fiz na vida. Mesmo quando tudo parece desabar, mesmo quando parece que o balão vai estourar. E, às vezes, ele estoura!!

2015-09-25_1138Nessa semana de abertura do Mamaworking, que é um negócio complexo, com 10 oficineiras trabalhando numa casa com dez ambientes e, óbvio, uma conta alta no final do mês para vencer…foi bem nessa semana que meus três filhos ficaram doentes! Foi também ontem que meu carro teve pane elétrica e foi guinchado para o conserto. Além de todas as pequenas demandas do dia a dia: de faltar shampoo em casa há três dias até o passeio do colégio em que precisava mandar sundow, sunga e toalha para os três!

A sorte é que existem outras pessoas muito especiais na vida da gente, amigos de verdade, que ajudam sempre que dá. Eu mesma não gosto muito de ficar pedindo coisas e incomodando as pessoas. Acho que é essa mania nossa de fazer tudo sozinha, com aquele pensamento “já que teve os filhos, agora vai criar – e sem reclamar”. Mas a verdade é que sem essas pessoas, não seria possível.

Mas são nestes momentos de aperto, nessas semanas mais difíceis, em que penso muito nas mães. Em como a maternidade é um aprendizado. Aprender a equilibrar emoções, horários, prioridades. Aprender a se doar. A não esperar de volta. Aprender a amar mais. Aprender a escutar. Aprender a ser flexível, até fisicamente. Esses dias, meu filho Chico me chamou de mulher-elástico – e eu já tenho 39 anos!

2015-07-21_2032DSC_0919

 

 

 

 

Mas também é nessa hora em que me lembro que a sociedade não está preparada (ainda) para nossa mais nobre função: criar o futuro. E parece que o mundo inteiro se esqueceu de que esta função não é só das mães. É de todo mundo. Nossa sociedade não ajuda mães (nem pais) na criação dos filhos, nem pensa na saúde emocional da família.

Nessa hora, eu realmente admiro as mães. Aquelas que trabalham em casa o dia todo cuidando dos filhos. Aquelas que passam o dia em empresas, de reunião em reunião, e que de noite com pouca energia brincam e cuidam dos filhos. Aquelas mães que empreendem, as mães que estudam. Porque todas as mães são surreais!

 

One thought on “Emprender com três filhos: surreal!

  1. Mães guerreiras! Apesar de ter certeza que precisamos de mais ajuda, mais compreensão, mais acolhimento, mais opções que ajudem as mães com filhos a trabalharem e realizarem seus sonhos. Por outro lado, menos cobrança, menos cara feia na fila do banco, menos olhares no supermercado ou qualquer outro lugar “adulto” que precisamos ir com os pequenos.
    Parabéns Val! E o Mama está lindo!

    Like

Leave a Reply

