O que significa ser “mulher-maravilha”?

2015-06-05_11562Muitas vezes, as mães e mulheres empreendedoras perdem oportunidades por estarem isoladas, presas a um pensamento do tipo “mulher-maravilha”. Pensam que podem fazer tudo sozinhas. Mas, acabam não indo longe. O cansaço e a solidão apertam e tiram o seu melhor: sua força e persistência acabam. Para mim, a mulher-maravilha traz uma grande cilada. Porque ser responsável por tudo, dar conta de todos os papéis e ainda salvar o mundo, só acaba por nos tirar as oportunidades de crescimento: como crescer com a ajuda do outro, somar forças e ir mais longe.

E isso também acontece porque, exatamente como nossa heroína da década de 80, o mundo mudou. E é preciso perceber que a principal mudança está no “pensamento”, que depois se reflete na forma de ação. Pensar em rede é muito mais do que entrar em comunidades ou grupos na web. Significa mudar o padrão de raciocínio e olhar o mundo como uma grande comunidade. Quem pensa sozinho, está sozinho. O senso de colaboração e aprendizagem mudou a forma de fazer negócios. E isso é especialmente importante para as mães e mulheres porque são justamente elas, multitarefadas, que precisam desse novo mundo coletivo.

Como no provérbio africano “É preciso uma aldeia para criar uma criança”, é preciso pensar em rede para uma mãe empreender. Mas, como? Tudo começa com uma mudança de crenças, passa pela estruturação de uma nova visão de mundo, até chegar na atitude diária que permite a busca contínua de oportunidades coletivas, aprendizagem e integração.

Acreditar no poder das pequenas comunidades, pedir ajuda e investir na soma de esforços, sem medo de não ser a grande heroína que todos esperavam, é o começo da mudança de crenças. Ver um novo mundo cheio de oportunidades ao invés de enxergar somente problemas e obstáculos já é a conseqüência da mudança de visão de mundo. Após essas transformações, no dia a dia acaba sendo mais fácil do que parece e mais sustentável do que se imagina.

Podemos não ser a “mulher-maravilha”.  Mas, somos muitas e podemos mais do que imaginamos.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s